domingo, 25 de agosto de 2013

Cine Caiçara - cinema de rua em Tramandaí (RS)


Tramandaí, no litoral norte gaúcho, também viveu o apogeu e a queda dos cinemas de rua.

O antigo Cine Caiçara, na avenida Emancipação, marcou a memória dos veranistas que por ali passaram e assistiram clássicos nas matinés.

O estabelecimento iniciou suas atividades em 1948, funcionando até meados das décadas de 70 e 80 (não foi possível confirmar a informação). O proprietário durante o auge da existência foi Carlos Theobaldo Sperb.

A fachada do cinema foi mantida, e o prédio recentemente reciclado e convertido em galeria comercial.
Curiosamente hoje Tramandaí não tem cinema.

Fonte da imagem: http://tdaipretonobranco.blogspot.com.br/

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SABA - Sociedade Amigos do Balneário Atlântida


O postal mostra o aspecto original da sede social da SABA - Sociedade Amigos do Balneário Atlântida, fundada em 1962. As sociedades de veranistas foram muito comuns em todos os balneários do litoral norte do estado, com intuito de oferecer infra-estrutura de lazer e espaço para eventos.

Embora mais modesta que outras sedes (como a da SAT de Tramandaí, lamentavelmente demolida este ano) a sede da SABA não ficava pra trás em qualidade arquitetônica. O belo projeto modernista construído apresentava revestimento de pedra basalto com murais artísticos e planos envidraçados com esquadria de madeira. O conjunto encontra-se preservado, embora com acréscimos e muitas modificações através dos tempos.

Postal do Palácio dos Festivais e Praça Major Nicoletti em Gramado (RS)


O centro de Gramado (RS) passou por intensas transformações nas últimas décadas. A cidade transformou-se de cidadezinha pacata e bucólica a principal destino turístico do Estado.

O postal mostra um pouco da simplicidade da Gramado de outros tempos, onde alguns chalés de madeira ainda persistiam no centro da cidade. O prédio em destaque é o Palácio dos Festivais, que assim como a praça, já foi bastante modificado.

Fonte da imagem: Cartão postal não datado, provavelmente de meados da década de 70 e 80.

domingo, 18 de agosto de 2013

Patrimônio arquitetônico de Montenegro (RS)

A imagem mostra o prédio da "Optica Moderna" de C. F. Köhler em Montenegro (RS). O local funcionava em meados da década de 30 como loja de jóias, relógios, presentes e ainda como ótica, trabalhando com as lentes Zeiss e Busch. Também trabalhava com o conserto de relógios, óculos e afins.

O belíssimo prédio eclético típico dos núcleos urbanos com presença de imigrantes alemães e descendentes persiste marcando a paisagem urbana do município, abrigando hoje uma farmácia (clique aqui para visualizar no Google Street View).

 Uma legislação municipal que regulamentasse o tamanho dos painéis publicitários e ainda, a proteção desse acervo arquitetônico por inventário e tombamento poderia assegurar que a história de Montenegro continuasse presente em suas ruas.

Fonte: Imagem do Álbum de Montenegro - 1933; material digitalizado por Juan Rocha.

sábado, 17 de agosto de 2013

Postal antigo de São Leopoldo (RS)


O postal apresenta uma vista da cidade de São Leopoldo, na atual rua Marquês do Herval na altura da esquina com a rua João Neves da Fontoura.

O prédio de esquina, na imagem ocupado pela "Loja de Fazendas", foi construído em 1893 e segue marcando a paisagem urbana do centro da cidade, abrigando hoje um Tabelionato (clique aqui para visualizar no Google Streetview)

Fonte: Postal resgatado por Marcia Eloísa Poschetzky.

domingo, 4 de agosto de 2013

Modernismo no litoral gaúcho: CORSAN de Tramandaí


O litoral norte gaúcho foi palco de algumas das principais manifestações do movimento moderno na arquitetura do Estado.

Um dos principais testemunhos do auge deste período é o prédio da CORSAN, situado na Avenida da Igreja de Tramandaí,

Projeto de 1970, esta obra pública tem autoria do Arquiteto Luiz Tirelli Lopes. A cobertura em concreto armado ondulado destaca-se na composição, pousada sobre as empenas de pedra arenito.

O prédio encontra-se bem conservado, embora a pintura atual e a construção de um alambrado no alinhamento prejudiquem a apreciação da obra.

Marca de Theo Wiederspahn em Novo Hamburgo: Fundação Evangélica


O prédio que atualmente sedia a Escola de Idiomas da IENH - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo,  junto a Fundação Evangélica em Novo Hamburgo, tem a assinatura do mais importante arquiteto teuto-brasileiro: Theo Wiederspahn.

Wiederspahn foi autor de obras importantes como a sede dos Correios e Telégrafos, atual MARGS em Porto Alegre. Wiederspahn atuou ativamente em Novo Hamburgo no final de sua carreira, quando construiu diversas obras para o Síndo Luterano. Também atuou para civis na firma Wiederspahn & Rohden, assinando pequenas obras e algumas indústrias.

O projeto desta edificação foi protocolado na Prefeitura em 1939. A edificação encontra-se bem preservada na rua Frederico Mentz. Na mesma ocasião também foi protocolada a casa do Porteiro, ainda existente na área da Fundação Evangélica.

Fonte: Acervo da Fundação Scheffel