sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Uma aposta na Serra: Hotel Cavalinho Branco no Lago São Bernardo


Apostando no apelo turístico de São Francisco de Paula, foi constituída a "Sociedade Territorial São Francisco de Paula" - dirigida pelo Sr. Alfredo Hatheier - que realizou o loteamento da "Vila São Bernardo" próximo da cidade, a partir de 1948. O projeto arrojado ocupava área privilegiada no cume dos morros, contornando um grande lago artificial.

Símbolo do empreendimento, e até hoje marcante na paisagem junto ao Lago São Bernardo, o Hotel Cavalinho Branco foi projetado pelo engenheiro-arquiteto Eugenio Deutrich e suas obras já estavam bastante avançadas em 1959. Curiosamente, teve um "irmão menor" projetado e inaugurado um pouco antes: o hotel Cisne Branco.

No Cavalinho Branco pretendia-se comercializar 47 apartamentos, cujos atrativos propagandeados aos compradores, além do clima da cidade, seriam os serviços de um hotel de alta classe: restaurante, sala de recreio, biblioteca, bar com calefação, parques, esportes aquáticos, equitação e canchas de tênis. Seria, ainda, facultado que o apartamento fosse locado a terceiros pela administração, gerando divisas ao proprietário do apartamento.

Aparentemente o modelo de negócio não funcionou: já em 1961 o prédio inteiro era anunciado inteiro para venda, como imóvel "próprio para hotel de luxo, edifício em condomínio, escola, seminário, colônia de férias, etc." Apenas em meados da década de 1970 o prédio seria finalmente transformado em hotel.

Atenção: Este blog tem como proposta a divulgação histórica. O conteúdo não guarda nenhuma relação com o funcionamento atual do Hotel, que utiliza o mesmo nome. Há artigos na internet divulgando que a construção seria dos anos 1930, o que parece incorreto frente aos dados levantados nas fontes citadas.

Fonte: Jornal Diário de Notícias, 11 de Janeiro de 1959. Acervo BN.
Jornal Diário de Notícias, 22 de Janeiro de 1961. Acervo BN.
Correio do Povo 01 de Janeiro de 1957. Arquivo Histórico Moysés Vellinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário