segunda-feira, 25 de março de 2013

Obelisco de Theodomiro Porto da Fonseca e a amnésia histórica de São Leopoldo (RS)


O Obelisco em homenagem ao intendente Theodomiro Porto da Fonseca, em São Leopoldo (RS) é um dos tantos monumentos que demonstram o descaso e a amnésia histórica da cidade.

Sua origem remonta a Exposição Agrícola, Industrial e Avícula de São Leopoldo, em 1934, comemorativa aos 110 anos da Imigração Alemã. O monumento foi mandado erigir pela própria população, sendo sua construção financiada pelos apoiadores do prefeito e demais entusiastas.

Não é exagero dizer que, quase 80 anos depois, a homenagem orgulhosamente oferecida pela sociedade virou vergonha: o obelisco é utilizado para ancoragem de contêineres de lixo, encontra-se depredado, com algumas peças furtadas e enfm, completamente desvalorizado pelo abandono e poluição visual do entorno.

Theodomiro Porto da Fonseca foi o intendente e prefeito que viabilizou importantes obras para São Leopoldo e outros municípios que até então eram distritos: Usina da Toca (obra originária da CEEE), rede de escolas municipais, Paço Municipal (recentemente desocupado), rede de esgotos de São Leopoldo, muro de arenito em estilo gótico do cemitério municipal, entre outras.

O monumento, assim como os outros (como a Praça do Imigrante), demonstra o carinho com que São Leopoldo acolhe sua memória.

FONTES:
Relatório de 1934 apresentado ao Exc. Snr. General Interventor Federal Dr. José Antônio Flores da Cunha pelo Prefeito Theodomiro Porto da Fonseca. São Leopoldo: Editora Rotermund, 1934.
FONSECA, Mario. Biografia de Theodomiro Porto da Fonseca in Anais do 1ª Simpósio de História da Imigração e Colonização Alemã no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Editora Rotermund, 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário