quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Antigo Grupo Escolar de Sapiranga (RS)


A imagem, datada de 1934, mostra a edificação do "Grupo Escolar de Sapiranga", localizado na atual cidade de Sapiranga (RS). Tratava-se de prédio alugado para esta finalidade, localizado na atual rua Carlos Biehl.

Trata-se de um dos grupos escolares constituídos em alguns dos pequenos núcleos urbanos das antigas colônias alemãs, até então pertencentes a São Leopoldo (RS). Na ocasião também constituíram-se escolas públicas semelhantes em Campo Bom  e Arroio da Bica, sob a administração do Coronel Theodomiro Porto da Fonseca. Em muitos casos a construção do prédio, doação do terreno ou aluguel foi providenciada pela própria comunidade local, em contrapartida ao investimento estadual na manutenção de professores.

O Grupo Escolar de Sapiranga foi inaugurado em 12 de Outubro de 1934. Mais tarde, em 1937, a instituição foi rebatizada para Grupo Escolar Genuíno Sampaio, gerando a atual Escola Estadual de mesmo nome.
FONTE: Relatório de 1934 apresentado ao Exc. Snr. General Interventor Federal Dr. José Antônio Flores da Cunha pelo Prefeito Theodomiro Porto da Fonseca. São Leopoldo: Editora Rotermund, 1934.

Um comentário:

  1. Bem diferente esse prédio. Ele parece, se bem que eu achei ele um pouco feio, hehehe

    ResponderExcluir