domingo, 21 de abril de 2013

O antigo Colégio São Jacó de Hamburgo Velho


A imagem mostra os corpos docente e discente do Colégio São Jacó de Hamburgo Velho no ano de 1949.
O espaço é nos fundos do prédio, onde localizava-se o monumento a Marcelino Champagnat.

O São Jacó foi a primeira instituição de ensino dirigida pelos Irmãos Maristas (a convite) em Novo Hamburgo. O prédio foi, ainda, o primeiro projeto do arquiteto alemão Ernst Seubert no Brasil.

A estrutura sofreu um incêndio em 1954, sendo prontamente reformado após ampla campanha comunitária. Após a reforma, o prédio passou a apresentar o aspecto modernista que ainda mantém.

 O Colégio encerrou suas atividades no ano de 1969, com as atividades transferidas ao Colégio Pio XII. O prédio de Hamburgo Velho é hoje ocupado pela Universidade Feevale, Campus I.

Fonte: Irmãos Maristas - Cinquentenário da Chegada dos Primeiros Irmãos ao Rio Grande do Sul 1900-1950.

4 comentários:

  1. Queria postar uma foto de meu pai com colegas, neste colégio. Como faço?

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Frequentei este colégio como interno no ano de 1959. Cursei ai só o primeiro ano do Científico. São muitas as boas recordações.
    Mais alguém este lá neste ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai se chamava Fernando Wilmar Riegel Pires. Era de Mariana Pimentel. Tinha como apelido "Fera". Não sei bem o ano que esteve frequentando, mas é por aí. Ele era de 1942.

      Excluir
  3. Que legal! Estou pesquisando mais sobre essa época de Novo Hamburgo por conta do passado do meu avó. Saberia algum lugar onde eu possa encontrar mais informações sobre o incêndio? Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir