domingo, 19 de janeiro de 2014

Casa Engel Grünn, símbolo da luta da comunidade pelo patrimônio cultural


No processo histórico, alguns espaços ou edificações acabam se tornando simbólicos. É o caso da Casa Engel Grünn, também conhecida como Casa Daudt em referência a seu último proprietário, localizada no Corredor Cultural (rua General Osório) no Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (RS).

O imóvel é um dos mais íntegros no município em termos de originalidade, e mais expressivos em termos de valor arquitetônico. O desinteresse do poder público municipal em assumir sua tutela e restauração, a falta de recursos do proprietário e o avançado estado de degradação da casa fazia com que sua recuperação fosse vista como um problema insolúvel, um tema "tabu", pouco levantado e discutido.

Através da movimentação da oscip Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico a partir de 2012 e das ações do grupo Coletivo Consciência Coletiva, mobilizando a sociedade local, trazendo o patrimônio cultural de volta para o cotidiano, a Casa Engel Grünn ressurge como pauta permanente do patrimônio cultural da cidade.

Após um ato simbólico - abraço coletivo realizado no dia 15.09.2013, o ano de 2014 começa com a casa recebendo mais uma manifestação de carinho - a pintura em mutirão de voluntários de parte de sua fachada.

Uma esperança que finalmente renasce nessa casa, que sai do anonimato a que estava relegada e torna-se um SÍMBOLO da luta da sociedade civil pela preservação do patrimônio cultural.

Com a condenação judicial do município em efetivar sua restauração, são grandes as expectativas de que o poder público assuma de boa fé essa demanda comunitária e dê, finalmente, um bom exemplo de valorização e de preservação para Novo Hamburgo.

Caso recorra da decisão e negue a sua responsabilidade constitucional, a municipalidade estará criminosamente empunhando a marreta para derrubar a casa - e todo conteúdo simbólico que esta já representa.


Um comentário:

  1. Com certeza a casa passa a se tornar um SIMBOLO da situação atual do Patrimônio Cultural em Novo Hamburgo, apesar das MAZELAS por parte do Poder Publico, o tema hoje é reconhecido pela comunidade que se reconhece com seu Patrimônio seja pelo lado AFETIVO, ESTÉTICO, ARTÍSTICO, SOCIAL, HISTÓRICO e até mesmo POLITICO...É preciso DESMISTIFICAR o TABU como bem colocaste e valorizar o POTENCIAL INCLUSIVO do Patrimônio Cultural...A sociedade civil esta de parabéns e sabe porque LUTA...

    ResponderExcluir