domingo, 19 de janeiro de 2014

Santo Antônio da Patrulha (RS): O adeus da chaminé da Marumby


(foto: Marcelo Fernandes)

Santo Antônio da Patrulha, um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul, assistiu no início de 2014 mais um de seus patrimônios culturais indo ao chão. A chaminé da Marumby, construída pelo teuto-brasileiro Hans André, recebeu nos seus últimos dias o carinho da sociedade civil, que organizou um abaixo assinado em defesa de sua preservação.

Aparentemente não foi o suficiente: foi alardeado um perigo de desabamento da chaminé, que poderia colocar vidas humanas em risco (algumas famílias ocuparam a área contígua ao local). Conhecemos bem esta história: o suposto risco de desabamento costuma ser justificativa pra muitas demolições.

Mas a chaminé da Marumby não foi sem deixar uma lição: tentaram derrubá-la por dois dias consecutivos puxando com cabos de aço. A chaminé balançou um pouco mas resistiu, arrebentando os cabos. (o vídeo deste momento, gravado pelo patrulhense Marcelo Fernandes, pode ser conferido aqui).

Depois das tentativas inócuas de derrubar a chaminé da forma mais fácil (e ironicamente restando comprovado que o "risco de desabamento" era pura balela), esta foi demolida artesanalmente tijolo por tijolo.
A resistência desta chaminé a demolição é repleta de simbolismo. Que a cidade saiba absorver a lição e cuide do que restou de seu patrimônio enquanto há tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário