domingo, 9 de março de 2014

Edifício Guaspari e a modernidade em Porto Alegre (RS)


Projetado na década de 30 por Fernando Corona em ponto privilegiado da cidade (próximo ao Mercado e ao Paço Municipal) o pequeno e esguio Edifício Guaspari tornou-se rapidamente um ícone da "modernidade" em Porto Alegre.

Longe de vincular-se ao que ficou conhecido como arquitetura moderna, o prédio representa uma espécie de proto-modernismo que bebe fartamente do vocabulário Art Déco. Mas, diferentemente do "grosso" da produção da época, sua arquitetura privilegia os jogos de volumes e de cheios e vazios, e não apenas elementos decorativos geométricos agregados na fachada.

A imagem mostra o Guaspari num postal, em composição com um dos leões do Paço e uma luminária da Praça Montevidéu. O prédio, embora seja inventariado como patrimônio cultural, encontra-se empacotado numa cortina metálica. A cidade despreza hoje um dos seus mais interessantes postais.

Um comentário:

  1. Lamentável este projeto ter sido esquecido, ainda pior, ter sido recoberto com por uma estrutura metálica, de gosto duvidoso, que oculta suas linhas tão marcantes para a época. Só mais um reflexo da atenção e respeito que nós porto-alegrenses damos ao nosso patrimônio... Primeiramente seria um grande passo, aprendermos a reconhecer o que é patrimônio.

    ResponderExcluir