quarta-feira, 19 de março de 2014

Antiga Escola Militar de Rio Pardo (RS)


Em Rio Pardo, na rua General Andrade Neves, destaca-se pela imponência a Antiga Escola Militar de Rio Pardo, hoje Centro Regional de Cultura. 

O prédio teve sua construção iniciada em 1848, com finalidade de abrigar uma Casa de Caridade. A partir de 1885 foi sede de quatro escolas militares, que tiveram como alunos figuras como Getúlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra e Mascarenhas de Moraes. Seu último uso anterior a restauração foi o educandário das Irmãs do Puríssimo Coração de Maria, que nele instalaram o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Após sua desocupação, o prédio ficou por décadas abandonado - sendo inclusive doado ao governo do Estado do Rio Grande do Sul em 1974, o que nada alterou sua situação de abandono. 

Em 2002 finalmente iniciaram as obras de restauração, concluídas em 2005 com a inauguração do Centro Regional de Cultura Rio Pardo. A obra foi financiada através da LIC - Lei de Incentivo a Cultura. A restauração marcou o município, sendo até hoje praticamente a única obra de restauração criteriosa realizada na cidade. Trata-se de um marco também no Estado, considerando o porte da restauração e sua realização numa pequena cidade de interior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário