quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hospital Centenário de São Leopoldo (RS)

(fonte: Acervo MHVSL)
 
Antes de se tornar símbolo de descaso e da decadência da saúde pública, o Hospital Centenário de São Leopoldo foi uma grande obra para o município.
O projeto foi lançado junto aos festejos do centénário da imigração alemã em 1924, motivo da sua denominação.
Este prédio histórico infelizmente não está tombado ou inventariado, portanto, segue com risco de modificações que possam danificar seu valor cultural.

Sobre o Hospital, segue notícia de 1824:

" Idéia magnifica, sem dúvida, essa da operosa Municipalidade de São Leopoldo de perpetuar a data histórica que se comemora, fazendo erguer um modelar estabelecimento para a cura dos enfermos, obra de alta benemerência e de tão simpática destinação social.
A planta do "Hospital do Centenário" - que assim se denominará - é de autoria dos srs. Barbedo & Barros, aqui estabelecidos com o reputado "Escritório Comercial de Engenharia" a rua dos Andradas nº 212 (sobrado).
O projeto do hospital é vasado nos moldes de que de mais moderno existe tocando no tocante ao assunto, havendo os engenheiros Silvio de Barbedo e Theopilo de Borges de Barros se esmerado por dotar o mesmo da última palavra do gênero.
Compor-se-á de pavilhões, sendo de notar que, de momento, apenas será construído o central, que tem 43,80 metros de frente port 23,50 metros de fundo, possuindo todas as instalações necessárias ao altruístico fim que foi destinado.
A parte central terá dois andares. O hospital possuirá dois grandes salões para os enfermos, com instalações completas para o pessoal interno e empregados, farmácia, consultórios, gabinetes, salas operatórias, laboratórios, etc.
O hospital terá um grande jardim central e será ladeado por pequenos vergéis para recreio dos convalescentes que, nos dias de sol, poderão ir arejar, percorrendo os meandros entre os canteiros e as cuidadas alamedas."
Fonte: O "Hospital do Centenário" apud. DUARTE, Eduardo (org.) O Centenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul 1824-1924. Porto Alegre: Tipografia do Centro, 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário