A cidade de Erechim guarda em suas ruas um dos exemplares mais relevantes da arquitetura Art Déco no Rio Grande do Sul.
Trata-se do prédio da antiga indústria de móveis Madalozzo. A edificação apresenta uma forma arquitetônica bastante expressiva, jogando com volumes arredondados e com uma grande e marcante laje em balanço. O projeto é do arquiteto José Pohl.
A relevância do prédio é ainda maior considerando o conhecimento técnico necessário para executar uma laje daquelas dimensões na época, em um contexto de mão de obra pouco especializada em concreto armado. E é justamente a laje, a parte mais relevante do conjunto que se garante "condenada" e se pretende demolir. Garante-se: para "reconstruir". É como dar um cheque em branco, autorizando para qualquer artista a repintar o nariz da Mona Lisa!
Como Erechim segue amargando a falta de uma efetiva tutela do seu patrimônio cultural, o prédio encontra-se em eminente risco de perda e descaracterização. O projeto de reforma não foi aprovado pelo Conselho Municipal mas, atropelando o procedimento, foi aprovado pela municipalidade, e já começou a ser executado. Tudo ocorreu à revelia dos institutos de preservação.
Está sendo marcado para terça, no dia 22 de abril, um abraço coletivo no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário