Novo Hamburgo teve um templo protestante projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, que acabou não sendo executado.
A capela ficaria na esquina das ruas Cristóvão Colombo com a rua Almirante Tamandaré¹ no bairro Vila Rosa. O terreno era doação de Camilo Nunes Monteiro para a Comunidade Evangélica Betel.
O projeto foi feito durante o período de parceria de Wiederspahn com o construtor licenciado Rohden de Novo Hamburgo, com quem manteve a firma Wiederspahn & Rohden Ltda. Protocolado na Prefeitura Municipal em 1950, deve ter sido um dos últimos projetos do arquiteto, que faleceria dois anos depois.
O projeto do templo registra a passagem missionária da Igreja Batista Independente no bairro Vila Rosa. Registra-se que esta comunidade sofria forte oposição e até perseguições.² A atuação deste grupo religioso concentrou-se inicialmente nos bairros Vila Rosa e São Jorge, mas iria se cristalizar, finalmente, no bairro Hamburgo Velho, onde se mantém o templo Batista Betel até os dias atuais na esquina da Av. Victor Hugo Kunz com a Rua Eng. Jorge Schury.
² FONTE:http://www.cibi.org.br/index.php/memo/historia/608-os-batistas-independentes-no-rio-grande-do-sul
Imagem: Acervo da Fundação Scheffel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário