As articulações para construção de um monumento do Centenário da Colonização Alemã em Novo Hamburgo começaram em 1916, com a fundação da sociedade "Denkmalverein von Alt und Neu Hamburg". Sua inauguração, entretanto, se daria apenas em 1927, curiosamente já comemorando também a emancipação de Novo Hamburgo, até então distrito de São Leopoldo, assinada no mesmo ano.
Ao redor do Monumento-mirante projetado pelo arquiteto alemão Ernst Seubert desenvolviam-se diversas atividades esportivas da Denkmalverein, que com a campanha de nacionalização ficou conhecida pelo nome de Sociedade Comemorativa de Hamburgo Velho e Novo Hamburgo. Esta associação seria mais tarde fundida com o America Tênis Clube, que ficaria com a guarda do Monumento. A sociedade mais tarde seria uma dos formadoras da atual Sociedade Aliança, que herdou a guarda do Monumento.
O Monumento do Centenário encontra-se preservado e aberto a visitação, bastando a identificação junto a portaria da Sociedade. Foi tombado pela municipalidade em 2008.
FONTES: KUHN,
Diva Walzer. "O monumento de que inspirou uma associação" in Hamburgerberg
Ano V nº 5 - Hamburgo Velho, 4 de Maio de 1988O Monumento da Colonização
em Hamburgo Velho apud. DUARTE, Eduardo. O
Centenário da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul. p. 152 Porto Alegre:
Tipografia do Centro,1946
Fazia um bom tempo que eu não entrava no dzeit.blogspot.com.br
ResponderExcluirEntrei e vi o link pra esse blog.
Muito legal, cara. Vou voltar a acompanhar mais assiduamente.