sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O monumento do centenário em Novo Hamburgo (RS)

(foto: Alexandre Reis)
As articulações para construção de um monumento do Centenário da Colonização Alemã em Novo Hamburgo começaram em 1916, com a fundação da sociedade "Denkmalverein von Alt und Neu Hamburg". Sua inauguração, entretanto, se daria apenas em 1927, curiosamente já comemorando também a emancipação de Novo Hamburgo, até então distrito de São Leopoldo, assinada no mesmo ano.

Ao redor do Monumento-mirante projetado pelo arquiteto alemão Ernst Seubert desenvolviam-se diversas atividades esportivas da Denkmalverein, que com a campanha de nacionalização ficou conhecida pelo nome de Sociedade Comemorativa de Hamburgo Velho e Novo Hamburgo. Esta associação seria mais tarde fundida com o America Tênis Clube, que ficaria com a guarda do Monumento. A sociedade mais tarde seria uma dos formadoras da atual Sociedade Aliança, que herdou a guarda do Monumento.

O Monumento do Centenário encontra-se preservado e aberto a visitação, bastando a identificação junto a portaria da Sociedade. Foi tombado pela municipalidade em 2008.

FONTES: KUHN, Diva Walzer. "O monumento de que inspirou uma associação" in Hamburgerberg Ano V nº 5 - Hamburgo Velho, 4 de Maio de 1988O Monumento da Colonização em Hamburgo Velho apud. DUARTE, Eduardo. O Centenário da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul. p. 152 Porto Alegre: Tipografia do Centro,1946

Um comentário:

  1. Fazia um bom tempo que eu não entrava no dzeit.blogspot.com.br
    Entrei e vi o link pra esse blog.

    Muito legal, cara. Vou voltar a acompanhar mais assiduamente.

    ResponderExcluir