sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Estação ferroviária de Jaguarão (RS)

Jaguarão guarda outros atrativos além do belo centro histórico tombado: a antiga Estação Ferroviária. O espaço fica um pouco deslocado da área central, e apesar de ainda não abrigar nenhum atrativo público, vale uma breve visita para conferir sua arquitetura.

A chegada da linha férrea em Jaguarão foi bastante tardia, apesar de reivindicações da comunidade e de lideranças políticas. As tratativas para construção da viação férrea começaram em meados de 1890 mas só se concretizaram na década de 30. O prédio da estação foi inaugurado finalmente em 1932.

O modelo foi padrão da VFRGS nas décadas de 30 e 40, recorrente em outros municípios como Canoas, Campo Bom, Dom Pedrito, Santiago, Jaguari e outros. O prédio incluía no andar térreo sala de espera, sala do agente e telégrafo, setor de atendimento com depósito para bagagens, quarto do telegrafista e sanitários; e no andar superior, a residência do agente, cozinha, despensa, toilete e três dormitórios com terraços laterais.

Mais informações e curiosidades sobre a estação podem ser encontradas neste link.

Foto: Jorge Luís Stocker Jr./2011
Informações: Livro Patrimônio Ferroviário no Rio Grande do Sul. Inventário das Estações 1874-1959

Um comentário:

  1. Estações ferroviárias foram um marco em nossas cidades. Graças a deus a que está em Garibaldi foi preservada ( parte dela como se vê no meu blog: http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/2013/03/complexo-ferroviario-de-garibaldi.html ) e sendo usada como estação turística...

    ResponderExcluir